Falar sobre sexualidade não é nada simples devido a sua peculiar complexidade. O Compêndio de Psiquiatria nos alerta de que sexualidade e personalidade estão tão entrelaçados que seria praticamente impossível falar sobre a sexualidade como uma entidade separada. Por isso, em razão do desenvolvimento e do funcionamento da personalidade serem afetados pela sexualidade é usado o termo PSICOSSEXUALIDADE.
Em primeiro lugar é preciso abrir um parêntese: a ciência entende o ser humano adulto como sendo o produto final de uma equação cujo resultado é denominado FENÓTIPO. O fenótipo é a soma de duas partes: GENÓTIPO + AMBIENTE. Em resumo o genótipo constitui-se em toda a carga genética com a qual nascemos – a biologia e fisiologia do corpo humano. O ambiente corresponde ao meio familiar e social no qual vivemos; a maneira como aprendemos a interagir com o mundo e no que isso nos influencia.
Agora podemos prosseguir. A sexualidade depende de quatro fatores psicossexuais interrelacionados que afetam diretamente o crescimento, o desenvolvimento e o funcionamento da personalidade: IDENTIDADE SEXUAL, IDENTIDADE DE GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL E COMPORTAMENTO SEXUAL.
1) IDENTIDADE SEXUAL – A identidade sexual está relacionada ao padrão de características sexuais biológicas:
a) Morfologia genital exterior – pênis e vagina;
b) Padrão da cromatina sexual – XX (mulher) e XY (homem);
c) Presença das gônadas – ovários e testículos. São também chamados de órgãos sexuais internos.
d) Níveis plasmáticos de hormônios sexuais – hoje sabe-se que tanto homens quanto mulheres produzem testosterona, estrogênio e progesterona. A diferença é que nos homens o nível de testosterona é muito maior enquanto que na mulher o estrogênio e a progesterona são maiores. Esses hormônios são importantes porque determinam as características sexuais secundárias como, por exemplo, a barba nos homens e a aumento dos seios nas mulheres.
e) estruturas acessórias do aparelho reprodutor. Na mulher: tubas uterinas e útero. No homem: canais deferentes e próstata.
Resumindo, estamos falando a respeito de um sexo biológico, endócrino e somático.
2) IDENTIDADE DE GÊNERO – A identidade de gênero está relacionado ao social. Normalmente, os homens tendem a ser masculinos e as mulheres, femininas. Mas bem sabemos que nem sempre é assim. A estrutura biológica descrita acima não é suficiente para determinar o gênero (masculino e feminino). Ao falarmos de gênero usamos a expressão sexo social.
3) ORIENTAÇÃO SEXUAL – Diz respeito ao objeto do impulso sexual de uma pessoa: heterossexual (sexo oposto); homossexual (mesmo sexo) e bissexual (ambos os sexos).
4) COMPORTAMENTO SEXUAL – Está relacionado a uma resposta fisiológica, onde a excitação ocorre devido a um fator físico ou psíquico.
Ao falarmos de orientação e comportamento sexual, estamos nos referindo a um sexo psíquico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário