PARA COMPRAR "RETORNO AO PÓ", BASTA CLICAR NA CAPA DO LIVRO AO FINAL DESTE BLOG.

SINOPSE DO LIVRO

Ana Petterson é uma jovem de apenas vinte anos lutando para sobreviver em meio ao caos instalado depois que assassinou seu próprio pai o qual abusava sexualmente dela. Sua luta maior será esquecer o passado para absorver as exigências do presente. Sua vida muda completamente quando seu caminho cruza-se com o da prostituta Ilma Esquiavo.

Marta França, uma mulher de quarenta e poucos anos enfrenta uma dura depressão depois de ter abandonado as crenças religiosas para se casar com João Francisco. Ela se vê dividida entre a família, a religião e a difícil tarefa de perdoar seu marido depois que ele a trai.

Faustino Denegri, um escritor famoso, comete um crime aos doze anos. Por vingança ele mata o irmão recém-nascido afogado numa banheira. Aos sessenta anos ele tem visões e ouve vozes do fantasma do bebê. Atormentado por essas alucinações ainda terá de enfrentar um câncer no cérebro e a tristeza de ir morrendo a cada dia.

No meio de tudo isso está Catharina França, uma mulher que sonha em ser atriz e verá sua vida ser atingida por Ana Petterson, Marta França e Faustino Denegri. Uma trama contundente marcada por encontros e desencontros, onde todos os personagens têm suas vidas entrelaçadas de alguma forma. Uma história de assassinatos e segredos, genialidade e loucura.

domingo, 12 de junho de 2011

DICAS PARA QUEM PRETENDE SER UM ESCRITOR

1 – A HORA DE ESCREVER É AGORA
Nunca diga: “Estou esperando o momento certo para começar a escrever”. Se você tem vontade de ser um escritor é melhor abandonar essa maneira de pensar, pois talvez o “momento certo” pode nunca chegar. A vida é cheia de percalços e deve-se acostumar a escrever em meio aos problemas cotidianos.

2 – NÃO TENHA A PRETENSÃO DE SE TORNAR MILIONÁRIO COM SEUS LIVROS.
Bem sabemos que vender livros no nosso país é uma tarefa árdua e muitas vezes injusta. O verdadeiro escritor é aquele que escreve não pensando em ganhar dinheiro, mas sim porque tem a necessidade de escrever. Todo artista busca um reconhecimento do seu trabalho, mas não pense nisso agora. Concentre-se apenas em fazer o melhor que pode enquanto escreve.

3 – A HISTÓRIA É SÓ SUA
Nunca deixe ninguém ler suas histórias antes de terminá-las. Sei que às vezes, enquanto escrevemos, ficamos ansiosos para mostrar a alguém. Mas isso pode ser prejudicial, pois cada um tem uma opinião diferente e isso pode influenciá-lo ou até mesmo desanimá-lo.

4 – SEJA ORIGINAL: SURPREENDA O LEITOR
Lembre-se: não existe história ruim; o que existe é uma história mal contada. Faça com que aquele que for ler seu trabalho tenha vontade de virar a próxima página; monte sua história de forma a surpreender.

5 – LEIA MUITO. MUITO MESMO!!!
Acredito que uma ferramenta fundamental para o escritor é a leitura. Leia todo os tipos de livros desde os clássicos aos contemporâneos. Estar diante de diversas formas de literatura e narrativas pode servir de incentivo e inspiração.

6 – ESCREVA SEMPRE!
A escrita é algo que tende a se aperfeiçoar; mas esse feito só acontece se você ler muito (como citei acima) e ao mesmo tempo exercitar sua própria escrita. Tente ser menos crítico enquanto escreve. Lembre-se: durante o processo de fazer os personagens saírem de sua cabeça para ganharem vida nas folhas em branco eles só existem para você e, portanto tem de ser o primeiro a acreditar neles. Para escrever uma história você tem que, antes de tudo, acreditar que ela é uma boa história e merece ser contada.

6 – NUNCA OBRIGUE AS PESSOAS A LEREM SEUS TEXTOS
Não seja chato nem intransigente. Deixe apenas as pessoas saberem que você escreveu algo, mas não insista. É muito melhor quando alguém lê um trabalho nosso por vontade própria. Dessa forma, você será sempre correspondido com uma crítica sincera.

7 – SEJA DISCIPLINADO
Muitas vezes você vai se perceber inventando desculpas para começar de fato a escrever. Isso é normal, eu te garanto. E aí vai uma dica importante: se programe de maneira a reservar um determinado tempo para sentar em frente ao computador. E cumpra rigorosamente. Não importa se vai escrever três, duas ou uma lauda. O importante é sentir que está produzindo e seu livro finalmente está ganhando vida.

8 – APRENDA A SER SOLITÁRIO
Tenha em mente que se quiser ser um escritor vai ter de aprender a ficar sozinho de vez em quando para realizar o que deseja. Como é praticamente impossível viver somente dos livros que escreve, você terá de ter um outro trabalho para se sustentar. Portanto, vai ter de sacrificar alguns finais de semana para por a leitura em dia e escrever.

2 comentários:

  1. "NÃO TENHA A PRETENSÃO DE SE TORNAR MILIONÁRIO COM SEUS LIVROS".
    Por que não? Porque sou brasileiro?
    Paulo Coelho só está abaixo de JK Rowling em vendas NO MUNDO. Laurentino Gomes afirma que é fácil chegar a um milhão de exemplares vendidos. Zíbia Gasparetto vende como água. Jorge Amado, idem. Qualquer pessoa pode se tornar milionária sendo uma escritora. Basta se empenhar. O que não pode é escutar neguinho cagando regra.
    De resto, todas as suas dicas são excelentes. Sou grato por isso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela dica, creio que tenho muito a escrever. Me aguarde...Um terno abraço em dias de frio...

    ResponderExcluir