PARA COMPRAR "RETORNO AO PÓ", BASTA CLICAR NA CAPA DO LIVRO AO FINAL DESTE BLOG.

SINOPSE DO LIVRO

Ana Petterson é uma jovem de apenas vinte anos lutando para sobreviver em meio ao caos instalado depois que assassinou seu próprio pai o qual abusava sexualmente dela. Sua luta maior será esquecer o passado para absorver as exigências do presente. Sua vida muda completamente quando seu caminho cruza-se com o da prostituta Ilma Esquiavo.

Marta França, uma mulher de quarenta e poucos anos enfrenta uma dura depressão depois de ter abandonado as crenças religiosas para se casar com João Francisco. Ela se vê dividida entre a família, a religião e a difícil tarefa de perdoar seu marido depois que ele a trai.

Faustino Denegri, um escritor famoso, comete um crime aos doze anos. Por vingança ele mata o irmão recém-nascido afogado numa banheira. Aos sessenta anos ele tem visões e ouve vozes do fantasma do bebê. Atormentado por essas alucinações ainda terá de enfrentar um câncer no cérebro e a tristeza de ir morrendo a cada dia.

No meio de tudo isso está Catharina França, uma mulher que sonha em ser atriz e verá sua vida ser atingida por Ana Petterson, Marta França e Faustino Denegri. Uma trama contundente marcada por encontros e desencontros, onde todos os personagens têm suas vidas entrelaçadas de alguma forma. Uma história de assassinatos e segredos, genialidade e loucura.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Duas tragédias em apenas uma semana

Assim como grande parte do Brasil e do mundo, eu não poderia ficar imune a duas grandes tragédias que aconteceram em apenas uma semana. A primeira com o avião da Air France que caiu nas águas do Atlântico, matando mais de 200 pessoas. A segunda, apenas cinco dias depois, onde um incêndio numa creche no México matou 38 crianças.
O que dizer de acontecimentos tão trágicos? Qual o grande mistério envolvido em duas catástrofes de proporções inimagináveis na vida de famílias desoladas e sem algo concreto que possa servir de consolo? Talvez essas sejam as grandes perguntas que pairam sobre nossas cabeças e que, creio eu, não exista resposta.
Alguns dias atrás estive no funeral da mãe de um amigo e horas depois fui tomado por um sentimento de menos valia e decepção. Tudo isso por que, ao ter lançado recentemente um livro onde o assunto principal era a morte e o morrer, eu me achava na obrigação de ter dito ao meu amigo palavras claras, precisas e que talvez o ajudasse a enfrentar um processo tão doloroso. Só depois de muita reflexão, percebi que existem momentos onde o discurso bem feito é perfeitamente dispensável e nossa presença como fator consolidador de solidariedade é capaz de dar conta e abarcar qualquer palavra que pudesse ser dita. Penso eu que a linguagem é fruto da articulação de vários processos atinentes à razão/cognição, como o pensamento, a memória e a própria fala. Como o assunto é a morte e o consequente abandono da vida, isso só é afeto ao campo das emoções e da subjetividade. Como sabiamente disse o filósofo Kant, “a Razão não pode dar conta de assuntos os quais ela não sofreu a experiência”. Quanto à morte, resta-nos o mistério, as perguntas, as dúvidas. O porque de crianças morrerem sem ter a plena consciência ou ao menos poderem definir o que é a vida? O porque de pessoas terem seus projetos desfeitos sem aviso prévio e serem sucumbidas pelo assombro da morte?
No caso de pacientes diagnosticados com uma doença terminal, sobra-lhes um importante e valioso benefício: o tempo necessário para organizar a partida sem deixar questões pendentes. Sei perfeitamente que isso não serve como consolo para o paciente nem tão pouco para familiares. Mas deixo essas questões para que todos possam pensar e tirar suas conclusões. Na tragédia com o avião, aquelas pessoas tiveram suas vidas interrompidas sem ter tempo algum para qualquer resolução que tornasse o morrer menos doloroso.
Faço deste blog uma ferramenta de solidariedade para com parentes e amigos das vítimas das duas tragédias.

4 comentários:

  1. é Mike, depois de ler o seu comentario, fui levado a uma reflexão sobre o assunto, acho que essas tragédias só devem nos fazer pensar sobre a benção de viver.
    quaquer um pode ser alvo de algo tragico e sendo alvo nos privariamos de muitos sonho que adiamos!

    forte abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  2. SULLIVAN, realmente são duas tragédias que nos levam a pensar: "Por que ainda hoje, em 2009, acontecem acidentes assim? Será que as coisas estão melhorando, à medida que o tempo passa? Seria o cumprimento da profecia bíblica acerca dos últimos dias, diante de situações tão chocantes?
    Enfim, existem momentos na vida do ser humano que, dada a enorme dificuldade para se recuperar de alguma perda, só nos resta o Consolador! Quando ocorrem coisas que para muitos é inexplicável, só nos resta o Consolador! Palavras..., sinceramente, tem horas que só nos resta o Consolador!
    Um abraço, PORTO

    ResponderExcluir
  3. CARO AMIGO SULLIVAN, diante desse comentário altamente sugestivo de uma reflexão sobre as tragédias ocorridas, percebo que as nossas vidas, sem sombra de dúvidas, estão constantemente rodeadas pela MORTE, direta ou indiretamente.
    Um forte abraço, DO MONTE.

    ResponderExcluir
  4. Nada é em vão, sei que as tragédias ainda hoje nos chocam e nos deixam sem respostas. Mas a verdade é que grandes tragédias acontecem desde os primórdios da humanidade, a diferença é que hoje com a velocidade que se processam as informações elas nos chegam muito rápido. Mesmo assim ficamos com um nó no coração, um aperto na alma, essa que um dia também há de sair do nosso corpo. A verdade é que as várias maneiras do morres nos atropelam nesse mundo com tanta tecnologia, e até essa nos mata. A única certeza que me resta é que temos que viver intensamente, cada dia ainda que seja o último.

    ResponderExcluir